Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Now what?

Now what?

18
Fev18

2º semestre a começar: como me organizei para o meu regresso às aulas (5 dicas)

Pipa

O meu 2º semestre já vai começar dia 19 e, por isso mesmo, tive que organizar as minhas coisinhas para estar tudo pronto e ser tudo muito mais suave. Normalmente uso o mesmo método de organização, com uma ou outra coisa diferente, mas, no semestre passado resolvi fazer uma pequena mudança e este semestre vou usar mais ou menos o mesmo método. Vou explicar-vos assim muito por alto o que faço a cada início de semestre para me sentir preparada para um novo desafio.

 

#1 - Limpar o quarto

Uma das coisas que faço sempre sempre (e ainda não fiz desta vez) é limpar o quarto todo. Arrumo todos os apontamentos e dossiers que não vou precisar, arrumo a roupa que estiver desarrumada, tiro o lixo, limpo o pó, aspiro o chão, faço a cama, tudo. É um gesto pequeno, não demora assim tanto tempo como parece, e é quase que limpar a nossa própria mente e alma.

 

#2 - Ir às compras

Este passo nem sempre é preciso porque nem sempre é preciso comprar alguma coisa. Dêem uma vista de olhos à vossa bolsa, vejam se têm cadernos suficientes, folhas suficientes, vejam se os dossiers ainda estão bons, tudo isso. O que precisarem, comprem. Certifiquem-se que o fazem com pelo menos 3 dias de antecedência. E lembrem-se: reutilizem o máximo de coisas que conseguirem!

 

#3 - Escrever o horário

Cada escola/faculdade faculta o horário de uma maneira muito própria. Seja por curso, por turma ou por turno, saibam o vosso horário com o máximo de antecedência que vos for possível e escrevam-no em algum sítio que esteja sempre à mão. Não se esqueçam de escrever a hora e a sala de cada aula, para não se perderem e não chegarem atrasados.

 

#4 - Deixar a 1ª folha de cada disciplina

Já há algum tempo que faço isto e tem-me dado imenso jeito. Eu deixo a primeira folha de cada disciplina para escrever as coisas importantes sobre a mesma. Escrevo lá os dias em que tenho aula, assim como a hora e a sala. Escrevo também o número de aulas que tenho ao longo do semestre e o número de faltas que posso dar. Na primeira aula ainda acrescento o nome do professor, o seu email e gabinete, bem como o método de avaliação da disciplina em questão. 

 

#5 - Lista de objetivos e promessas

Que cliché, mais uma vez! Fazer uma lista de objetivos e promessas parece estúpido mas não é assim. Façam uma pequena lista, 5 a 10 itens, de coisas que pretendem fazer a cada novo ciclo de estudos. Não dar mais de 5 faltas, ter pelo menos 14 de média final a todas as disciplinas, estudar 1 hora todos os dias, participar em mais ou menos eventos, estar mais ou menos envolvido na comunidade académica, são só alguns exemplos do que podem escrever.

17
Fev18

Mezinha e Receitas Caseiras para Terçolho

Pipa

Então eu estou com um terçolho pequenito... Yap, que agradável. Nunca tive nada disto mas ontem apareceu e voilá, aqui está ele. Já fui à farmácia comprar uma pomada para pôr e ajudar a diminuir o inchaço e a dor mas, como boa portuguesa que sou, fui à internet procurar mezinhas e receitas caseiras para curar um terçolho (ou terçol no olho, coisa que só ouvi agora com esta pesquisa, mas pronto).

 

Antes de ir para as receitas caseiras "a sério", vou-vos dar uma lista de mezinhas antigas que dizem que às vezes até funcionam, não as descartem totalmente, mas que eu, pessoalmente, achei hilariantes.

 

1. Aquecer azeite virgem numa colher de sopa sobre uma vela, untar uma aliança de casamento no azeite já quente e esfregar sobre o treçolho

- Usa-se uma aliança de casamento por ser de ouro, ou seja, hipoalérgico. A parte de a untar em azeite virgem quente... Aquece-la só é capaz de resultar, deixem lá o azeite.

 

2. Friccionar a aliança de casamento nas calças até aquecer e colocar no terçolho

- Tal como a anterior, ouro quente é capaz de resultar, mas nunca soube de ninguém onde tivesse resultado.

 

3. A passagem repetida de um anel de ouro sobre a parte afetada

- Aqui está a cena do anel de ouro. Vamo-nos pôr aqui durante horas a passar anéis de ouro pelo olho.

 

4. Esfregar o terçolho com um dente de alho aquecido e depois atirá-lo para o telhado

- Ok, isto do alho dizem que resulta, os meus avós disseram-me logo para o fazer e são mais do que conhecidos os benefícios do alho para a nossa saúde. Agora, isso de o atirar para o telhado, vá lá....

 

5. Esfregar um pedaço de tomate no terçolho

- Esta é um bocadinho estranha... Acho que nunca o faria

 

6. Esfregar levemente o terolho à parte traseira de uma mosca

- Rindo até 3025! Acho que vi um mosca na minha sala ainda há pouco... Eu já venho! (a sério, haverá coisa menos higiénica do que as traseiras de uma mosca?)

 

7. Colocar uma moeda ou a lâmina de uma faca sobre o terçolho

- Crianças, não façam isto em casa! Ainda ficam sem um olho.

 

8. Passar com um anel de ouro benzido (com água benta mesmo) e dizer "Terçolho, terçolho, vai para aquele olho"

- E se ele acaba por ir para o meu outro olho? Isso não me resolve o problema. E onde é que eu arranjo água benta a esta hora da noite?

 

9. Molhar uma colher em água a ferver e depois colocá-la no olho

- Isso deve doer....

 

10. Molhar o olho com saliva, em jejum. Se for ao nascer do sol, ainda melhor.

- O quê??

 

11. Humedecer o terçolho com a urina quente matinal de uma jovem ainda virgem.

- Primeiro, nojo máximo. Segundo, isso de ser de uma virgem é só para complicar o processo, certo? 

 

12. No Brasil, usa-se urina de canário.

- Como raio é que vão recolher a urina ao animal?

 

13. Esfregr um ovo na mão e colocá-lo em cima do terçolho, várias vezes.

- Acredito que isto seja só porque o ovo tem um forma interessante para colocar no olho e porque o calor ajuda.

 

14. Esfregar o dedo muitas vezes na palma da outra mão e, quando estiver bem quente, passar o braço por trás da cabeça e colocar o dedo no olho doente.

- Em como é que espetar um dedo no olho, de uma forma um tanto ou quanto contorcionista, irá ajudar a minha situação?

 

15. No Algarve, curam o terçolho colhendo umas ervas secas, deitando-lhes fogo e colocando sobre esse fogo, sem queimar nada, o olho doente, dizendo "Aqui d'El Rei que se queimou a casinha do meu terçolho!"

- Mas se eu queimar a cara toda, o terçolho fica lá?

 

16. Também no Algarve se diz que se cura deitando-lhe vinho tinto todos os dias, até ele desaparecer.

- .....e bebendo o vinho que escorre até à boca.

 

 

Agora a sério! Não se estas receitas resultam, mas não custa nada tentar. Pior não ficam!

 

1. Fatias de pepino/batata

Colocar pequenas fatias de pepino ou batata em cima do olho tende a resultar. Podem também ralar a batata ou fazer uma pasta. Dizem que resulta.

 

2. Sacos de chá

De preferência camomila ou chá preto, por causa das propriedades. Aproveitem, façam um chá, peguem no saco morno (não queimem os olhos) e coloquem em cima do terçolho. Pelo menos alivia a dor. Chá verde também resulta.

 

3. Compressas de água morna ou chá

Façam chá (camomilha ou preto, de preferência), humedeçam compressas e coloquem por cima do olho. Não mais do que 20 minutos. Apenas com água morna, simples, também resulta.

 

4. Sementes de Coentros

Fervam água com sementes de coentros e usem a água para lavar o olho.

 

 

Resumindo: coisas húmidas, coisas mornas, coisas suaves. E por amor de Deus vão à farmácia comprar uma pomada, ou ao médico se isso piorar!

 

16
Fev18

5 sugestões de filmes para ver no fim de semana

Pipa

É sexta feira, o fim de semana está à porta... Se forem daquele tipo de pessoas que gosta de passar o dia de pijama, enroladas numa mantinha, a comer pipocas e a ver um filme, este é o post ideal para vocês!

 

Hoje trago-vos 5 sugestões de filmes para verem este fim de semana. São filmes de ação, para rirem, para se entusiasmarem, todos de 2017, que, na minha opinião, são fantásticos para ver no sofá a partilhar umas pipocas. Vamos lá!

 

#1 - The Fate Of The Furious (Velozes e Furiosos 8)

Este é o filme nº8 da saga da Velocidade Furiosa que nós tanto adoramos. Passa-se após a morte doPaul Walker, numa fase de vida em que o Brian e a Mia se "reformam" da equipa, em que o Dom e a Letty estão em lua de mel e o resto da equipa está a voltar ao mais próximo da normalidade que lhes és permitido. No entanto, um acontecimento louco e completamente inesperado acontece, levando o Dom para o mundo do crime, virando-se contra a sua própria família. É um filme muito bonito, mas muito louco, com carros espetaculares e com uma constante indecisão se estamos a favor ou contra o Dom.

 

#2 - Guardiões da Galáxia

O primeiro filme saiu em 2014 e o segundo saiu em 2017. Resumidamente é um badboy no espaço, Peter Quill, que é perseguido por caçadores de recompensas, depois de ter roubado uma esfera muito importante ao vilão da história, Ronan. É um filme incrível, em que maus da fita se juntam para lutar contra ainda piores da fita, para salvar a galáxia e as suas próprias peles. São cerca de 2 horas de pura gargalhada, sendo que o segundo filme, vá-se lá saber como, consegue ser ainda mais hilariante. 

 

#3 - Spiderman Homecoming (Homem-Aranha: O Regresso a Casa)

É uma versão um bocadinho diferente do que estamos habituados do Spiderman. Para quem não viu o filme "Os Vingadores" (The Avengers), aconselho a ver primeiro, também é um excelente filme e ajuda a entender esta visão do Spiderman. O filme foca o momento em que Peter Parker regressou a casa, depois de lutar lado a lado com os Vingadores, apadrinhado pelo famoso IronMan, Tony Stark. O Peter está na adolescência, está a aprender a lidar com os poderes que tem, a resolver pequenos conflitos que há na sua cidade, a conhecer-se, enquanto tenta ser grande e fazer algo de maior. Depara-se com um conhecido vilão, o Abutre, que apareceu pela primeira vez nos filmes (já tinha aparecido em desenhos animados) que está a espalhar o pânico na cidade.

 

#4 - WonderWoman (A Mulher Maravilha)

Passando da Marvel para a DC, temos o primeiro filme da Mulher Maravilha. Tinha feito a sua primeira aparição no mundo cinematográfico no filme "Batman vs. Superman", mostrando poderes fantásticos, mas só agora teve direito a um filme só seu. Diana Prince, o nome dela, princesa numa ilha de Amazonas, onde não entram humanos e não existem homens, descobre que o mundo está a ser afetado por uma guerra (a 1ª Guerra Mundial) e acredita ser a única pessoa capaz de acabar com o conflito, matando Ares, o Deus da Guerra. É um filme emocionante e emocional, nada previsível e que nos dá uma versão maravilha de como é que acabou a 1ª Guerra Mundial. Talvez venha um segundo filme, uma vez que houve uma segunda guerra mundial, o que significa que ainda existe uma influência de Ares nos humanos. Ficamos à espera mas deliciamo-nos com este por enquanto.

 

#5 - The LEGO Batman Movie

É um filme hilariante que, tal como o Homecoming do Spiderman, nos dá uma versão diferente do Batman. É um filme de LEGO, o que só por si é incrível, e conta-nos a história do arrogante Bruce Wayne que adotou sem querer um orfão (que se veio a tornar o Robin), que se apaixonou por uma miúda, a BatGirl, ao mesmo tempo que tenta salvar Gotham City do terrível Joker. Ainda é um filme de mais de 1h30min, mas vale muito a pena.

15
Fev18

Dia dos Namorados, que cliché

Pipa

O dia dos namorados veio e foi, um pouquinho abafado pelo Carnaval. As lojas vestiram-se de vermelho e rosa, as redes sociais inundaram-se de fotos e declarações, restaurantes encheram e, pronto, acabou. 

 

Pessoalmente, adoro o dia dos namorados. Acho que é o dia mais adorável do ano. Tanto coração, chávenas queridas, velas bem cheirosas. Flores por todo o lado, rosa e pétalas. Tanta coisa amorosa e fofinha nas lojas, um bocadinho de coisas marotas também, mesmo a chamar-me para cair no consumismo e gastar todas as minhas poupanças. O mundo veste-se de amor e felicidade, haverá coisa mais bonita do que isso? 

 

Mas sabem o que é que eu realmente gosto de fazer no dia dos namorados? Nada. Isso mesmo, nada.

 

Não me lembro de alguma ter comprado uma prenda ao meu namorado, ou recebido alguma dele, neste dia. Nunca fomos a um restaurante chique, nunca fizemos uma grande surpresa. Nunca houve flores, balões ou chocolates em forma de coração. Nada. Há sim um jantar ou um almoço, algures, num sítio que nos apeteça, nem que seja no McDonald's. Mais um filme no cinema, uma tarde no bowling ou um passeio por aí. Há isso tudo porque nós gostamos de o fazer, porque gostamos da nossa companhia.

 

O dia dos namorados, mais do que consumismo e marketing, é um dia que serve para os casais se relembrarem do quanto se amam, do porquê de estarem juntos. Conseguem entender a estupidez da coisa? Precisarem de um dia para se lembrarem que o amor existe? Quando às vezes passam o resto do ano a provar que há tudo menos amor naquela relação? Nossa...

 

Eu não preciso que ele passe o dia dos namorados comigo para me lembrar que me ama... Eu preciso que ele o faça porque nada me faz mais feliz do que passar tempo com ele, e só isso mostra-me o quanto ele me ama.

09
Fev18

Série do momento: This Is Us

Pipa

Long time, no see, eu sei! 

 

Tenho andando um bocado ausente daqui, mas hoje voltei e vim com uma coisa que já (quase) todos ouviram falar

 

This Is Us

 

Comecei a ver apenas há uns 2 dias, ainda só vou no episódio 9, então ainda não há muito a dizer sobre a série... A não ser, claro, que é incrível!

 

Prendeu-me logo no fim do primeiro episódio, quando percebi que tudo está relacionado e tudo acontece por uma razão. É extremamente realista, toca em imensos pontos fulcrais da vida de uma pessoa, consegue que quem esteja a ver se relacione com alguma coisa, de alguma maneira. 

 

Pessoalmente, o ponto que mais me toca, que mais mexe comigo, é, sem dúvida, a adoção. A maneira como é retratada, tanto pela visão da mãe, como do pai, dos irmãos e do próprio filho adotado, é tão.....Nem sei, ainda não sei.

 

Honestamente, ainda não sei exatamente o que pensar da série, ainda não tenho palavras para ela. Por isso, vou deixar só aqui o conselho para irem ver, se ainda não viram. Hei-de voltar a este assunto eventualmente.

31
Jan18

Top 5 favoritos de janeiro

Pipa

Ainda agora começou o ano e já chegámos ao último dia do mês de janeiro! Venho-vos, então, mostrar o meu top 5 dos favoritos deste mês, aquilo que me ajudou, que me marcou, que fez a minha vida ao longo destes 31 dias. Quero também dizer que não fui patrocinada por nenhuma destas marcas, nem sou patrocinada por qualquer marca/aplicação de que fale ao longo do meu blog. Vamos lá à lista!

 

#1 - Máscara de argila da Herbalife

Já tinha experimentado esta máscara uma vez e estava ansiosa por voltar a experimentá-la. É uma máscara de argila purificante com menta. Super fresquinha, super suave. Basta colocarem a máscara uniformemente pela vossa cara, deixarem secar 5-10 minutos e tirar com água (de preferência morna). A pele fica mega fofinha e, se puserem depois o vosso creme normal por cima, parece o rabinho de um bebé. Tem Vitamina B3, Vitaminas antioxidantes C e E, aloé vera, argila bentonita, óleo de alecrim e óleo de menta. É um produto exclusivo Herbalife e, se não estou em erro, custa 20€.

 

128a840c-a096-4828-a999-74ccd2a3e13e.jpg

 

 

#2 - Belvita Pequeno-Almoço

No início deste mês tomei a decisão de mudar a minha alimentação. Sinto-me mal com aquilo que como, não me sinto saudável, estou constantemente indisposta, sem energia, com dores, e sei que isso é muito influenciado pelas minhas refeições. Sem falar no peso a mais que tenho. O meu objetivo não é fazer uma dieta mas sim uma reeducação alimentar e, para isso, tenho que mudar muitos aspetos na minha alimentação. Vou fazê-lo lentamente e comecei pelo pequeno-almoço e lanches (se quiserem, depois faço uma publicação a explicar melhor tudo isto). O meu namorado já come estas bolachas há algum tempo, então decidi experimentar. Cada caixa traz 5 bolachas individuais e há, acho que, 3 sabores diferentes. Come-se uma bolacha ao pequeno almoço, acompanhado de um copo de leite, uma peça de fruta, um iogurte, e "só" isso aguenta-nos 3 a 4 horas. Porquê? Porque os hidratos de carbono são largados lentamente, o que faz com que a própria digestão seja mais lenta, não tão pesada e sem termos fome durante 3-4 horas. Cada caixa custa cerca de 2,60€.

 

05220614304622____1__600x600.jpg

 

 

#3 - Pijama StarWars

Sou uma fã muito muito muito recente de StarWars, mas quando vi este pijama na loja não resisti e tive que o comprar. Na verdade foi a minha mãe que mo comprou e mo deu no Natal. Foi comprado na Women Secret's, não sei quanto custou, mas é muito quentinho e fofinho, muito confortável. As calças não são tão confortáveis como eu estava à espera, nem sequer as uso, mas a parte de cima faz-me sentir que estou dentro de um urso de peluche. 

 

24ca03e241fb12237493ed43aa38f6a8.jpg

 

 

#4 - Duas mulheres, Dois destinos

Já falei deste livro aqui, por isso não me vou alongar muito. Foi o livro que marcou este mês, foi um livro que me marcou também, principalmente por ter um fim aberto, o que me faz ter esperança que venha outro no seguimento. Depende do sítio onde o comprarem, mas custa coisa de 17€.

 

250x (1).jpg

 

 

#5 - Perfume Davidoff

Sou absolutamente apaixonada pelo perfume Davidoff Cool Water. É o único que eu uso neste momento, é delicioso, super agradável. Tenho também o gel de banho e o creme hidratante, que são igualmente fantásticos. Não sou uma pessoa de ter muitos perfumes, de comprar muitos perfumes. Não tenho um para cada dia da semana ou um para cada estado de espírito, como sei que muitos têm. Tenho este, adoro este, vou ter este até me fartar dele. No Douglas, neste momento, o frasco de 30 ml custa 44,50€. O set de frasco de 30 ml, mais gel de banho e creme de corpo, custam também 44,50€, por isso compensa muito comprar o conjunto. 

 

davidoff-cool-water-perfume-for-women.jpg

 

30
Jan18

Eu sou dele mas ele não é meu dono

Pipa

Recentemente li, numa rede social, uma publicação de uma rapariga que agradecia o facto de estar solteira. Sendo eu uma moça comprometida, esta publicação fez-me comichão. Deu-me vontade de ir falar com a rapariga e de lhe explicar o quão errada ela está. Faz-me realmente muita confusão a quantidade de pessoas, jovens e não só, que acham que estar numa relação é assim com ela descreveu, cheia de regras e justificações. Mas não é! Até vos vou transcrever o que ela escreveu. 

Adoro estar solteira, é das coisas mais libertadoras de sempre. Não tenho que dar justificações, não tenho que obedecer a nenhumas regras, não tenho que estar dependente de alguém. É fantástico e nunca quero mudar de estado.

 

Namoro há 4 anos com aquele que é o amor da minha vida e até considero que temos uma relação bastante saudável. Acho que posso falar por ele também quando digo que nunca me senti presa à relação, nunca me senti sufocada ou qualquer coisa semelhante. Não há qualquer regra entre nós, não há qualquer dependência ou necessidade de justificar seja o que for. Aliás, até vou pôr isto de outra maneira: há dependência e há justificações, mas não são obrigatórias, são naturais. Quando estamos numa relação com alguém, nós somos emocionalmente dependentes da outra pessoa, quer queiramos, quer não. Estamos com alguém porque gostamos desse alguém, porque precisamos desse alguém na nossa vida todos os dias, somos dependentes dessa pessoa de uma forma positiva e saudável. O mesmo se passa em relação às justificações. Não é preciso exigir justificações, isso não é bom, mas numa relação acabamos por justificar na mesma, naturalmente. "Eu vou ao shopping agora comprar isto", "Vou jantar ali com aquela pessoa porque tal", "Vou para casa", "Vou com esta pessoa fazer aquilo", "Cheguei a casa", tudo isso são justificações, tudo isso são maneiras de dizer à outra pessoa onde estamos e o que estamos a fazer, mas de uma forma saudável. Se vocês acham que estar numa relação é estar preso, não ter liberdade, não poder fazer o que quer, ter que dar justificações o que é uma seca, das duas, uma: ou vocês têm uma ideia muito errada do que é estar numa relação, ou vocês têm tido relações muito erradas. 

 

Quando me comprometi com o meu namorado, eu passei a ser dele, mas ele não passou a ser meu dono. Tal como ele agora é meu, mas eu não sou dona dele. Ninguém nesta relação manda mais ou exige mais do que a outra pessoa, somos iguais. Tudo o que acontece é natural, é saudável, é por escolha de ambos, ambos aceitámos esta relação nos moldes em que ela está. Ele não manda em mim e eu não mando nele. Eu saio com os meus amigos e ele sai com os dele, por exemplo. Se dizemos um ao outro com quem estamos e onde vamos? Sim, claro que sim, mas por respeito, por opção, porque é assim que faz sentido para nós. A nossa relação está a ser construída baseada em amor, respeito e lealdade. Nunca exigências ou pressão.

 

Se há vossa relação faltar igualdade, amor, respeito, carinho, compreensão, lealdade... Saiam dela. Cancelem já. Isso não é saudável e só vai ficar pior.

29
Jan18

Menstruação emocional é uma coisa real

Pipa

Quantas vezes nós, mulheres, ouvimos as frases "Deve estar com o período" ou "Mulher de tpm parece o diabo" ou semelhantes? Um milhão de vezes, certo? Cada vez que nos chateamos ou irritamos, cada vez que nos salta a tampa, mesmo que tenhamos toda a razão, a culpa acaba sempre a ser do período. Isso tem uma razão de ser, como é óbvio, tem um fundamento, o que não deixa de ser um bocadinho irritante às vezes.

 

A menstruação é algo fisicamente e emocionalmente esgotante

 

Todos os meses, durante a maior parte da sua vida, o corpo da mulher sofre transformações cíclicas. Não estamos a falar de algo que acontece quando o rei faz anos, isto acontece mensalmente. A menstruação é mais do que sangue a sair da nossa vagina durante uns dias. Temos uma descarga brutal de hormonas nos dias que antecedem a menstruação, para não falar das dores, nas cólicas, no inchaço, no cansaço, na má disposição geral. Isto é algo que, por si só, deixa uma pessoa mal humorada. Ninguém gosta de se sentir mal, ninguém gosta de ter dores ou estar agoniada ou não se sentir confortável de maneira nenhuma. Principalmente quando sabemos que 1 mês depois vamos sentir tudo outra vez. Só esse facto devia ser motivo suficiente para as pessoas se calarem com as piadas sobre o período. 

 

Por outro lado temos a parte emocional. Tudo se resume às hormonas no fim de contas, mas é algo que, no momento, a mulher não tem consciência. Nos 2-3 dias que antecedem a menstruação, bem como nos primeiros 3 dias dela, existe uma menstrução emocional. Nós, mulheres, sentimo-nos um caco. Pelo menos a maioria sente. Sentimo-nos verdadeiramente tristes, realmente em baixo, absolutamente tudo nos chateia. Não, não é pieguice, não é fraqueza, não é ser florzinha. Acontece, é real, nós sentimos essa tristeza mesmo, nós temos mesmo vontade de sentar no meio do chão e gritar, é verdadeiro. Mais tarde conseguimos entender que é das hormonas e que se calhar exageramos um bocadinho (mas só mesmo um bocadinho!), mas no momento não somos capazes de fazer esse raciocínio. Há especialistas que descrevem esse momento como uma depressão passageira, que acontece apenas durante o TPM e um início da menstruação, só para terem uma noção do quão reais são os sintomas. Há quem tome, inclusivé, antidepressivos e calmantes para essa altura do mês.

 

Tudo isto varia de mulher para mulher ou até de mês para mês. Não somos todas iguais e muitos factores influenciam a forma como a menstruação nos "ataca". Quem toma a pílula, ou qualquer outro contracetivo hormonal, sente muito mais a parte emocional e menos a parte física, devido ao acréscimo ridículo de hormonas que existe na toma dos mesmos. Quem está fisicamente debilitado, com alguma doença, cansaço ou uma simples constipação, sente muito mais os sintomas físicos. Há quem não tenha qualquer tipo de sintoma sem ser o sangue. Há quem tenha dores insuportáveis e tenha que ir ao hospital. Há quem não tenha qualquer dor mas emocionalmente se vá abaixo. Há muitas muitas maneiras diferentes do corpo reagir à menstruação. Vamos aqui ser honestos, o corpo da mulher sofre alterações incríveis, sofre mudanças bruscas, a todo o momento. A menstruação mensalmente é a melhor exemplo dessas mudanças profundas de que falo, mas elas acontecem a todo o momento: na adolescência, na gravidez, no parto, no pós-parto, na menopausa,entre outros. 

 

Homens! Tentem compreender as mulheres o máximo que conseguirem, acompanhem o ciclo das vossas parceiras e entendam quais são as piores alturas, tentem ajudá-las, não sejam maus e insensíveis.

Mulheres! Não sejam cruéis com outras mulheres, nós temos que ser unidas porque todas sofremos mais ou menos o mesmo. No entanto, não sejam cruéis para os homens também, é-lhes muito difícil compreender profundamente o que acontece no nosso corpo.

27
Jan18

Como poupar dinheiro sem ter dinheiro (+ Desafio das 52 semanas)

Pipa

Desde que entrei para o Ensino Superior que recebo mesada. Até esse momento, sempre que precisava de dinheiro simplesmente pedia, mas decidi receber uma mesada para aprender a gerir e controlar o meu dinheiro. Então aqui estou eu, 4 anos depois, prestes a deixar de receber mesada e passar a receber um ordenado real, para vos falar das maneiras que eu encontrei para poupar dinheiro mesmo sem tendo muito dinheiro.

 

#1

Aquela regra básica que impus a mim mesma, desde o início, foi meter sempre 20€ de lado, numa caixinha que está no meu quarto. Assim que recebo a mesada, pego numa nota de 20€ e coloco-a dentro da caixinha. Podem fazer com qualquer outro valor.

 

#2

Esta medida foi mais recente, depois de gastar algum dinheiro extra, todos os meses, desnecessariamente. Maioria das pessoas tem um tarifário de telemóvel que vai tirar, todas as semanas, dinheiro ao cartão. No meu tarifário, se no dia em que tiram o dinheiro ele não estiver lá todo, tiram 1€ e dão-me mais 24 horas para carregar o cartão. Ou seja, o que acontecia é que todas as semanas em que me esquecia de carregar o cartão, tiravam 1€ mais o tarifário semanal. Solução para o meu problema: todos os meses, quando recebo a mesada, carrego logo o telemóvel com 20€. Assim fico o resto do mês descansada.

 

#3

Ao fim do dia, ou da semana, abram a vossa carteira e tirem as moedas, as pretas e as de 0,10€ e 0,20€. Coloquem todas num pote e, ao fim do mês, coloquem esse dinheiro num mealheiro. Porque não colocar logo no mealheiro? Porque essas moedas ainda fazem parte da vossa mesada e vocês podem precisar delas. Acreditem, poupa-se muito dinheiro assim, com aquelas moedas que ficam perdidas na carteira e que por vezes até gastamos em coisas desnecessárias.

 

#4

Controlem os gastos. Há um milhão de boas aplicações para meter no telemóvel de forma a controlarem os gastos. Até podem dividir por categorias, como água, lanches, cafés, almoço, fotocópias, transportes, o que quiserem. Para os que preferirem, também podem anotar esses gastos num bloco de notas.

 

#5

Depois de saberem onde gastam o vosso dinheiro e quanto gastam, tentem perceber onde podem diminuir gastos. Bebam menos um café. Levem lanche de casa. Almocem na cantina da escola. Façam um orçamento mensal (realista!) para os vossos gastos e cumpram-no ao máximo.

 

 

O Desafio das 52 Semanas

 

Este desafio não é muito fácil de fazer mas faz-nos poupar imenso dinheiro ao fim um ano. Apesar de não ser fácil, é muito simples. Na 1ª semana ponham 1€ de lado, na 2ª semana ponham 2€ de lado, na 3ª semana ponham 3€ de lado e por aí fora até à 52ª semana. Um desafio bem cumprido faz-vos poupar mais de 1.300€ ao fim de um ano. No entanto, compreendo, e sinto exatamente o mesmo, não é fácil poupar esta quantidade de dinheiro assim semanalmente. 

A minha sugestão aqui é adaptarem à vossa realidade. Em vez de semanalmente façam quinzenalmente. Em vez de 52 semanas façam só 30. Adaptem o desafio mas não se esqueçam de poupar o vosso dinheiro.

 

 

Para aqueles que estão com problemas em entender a necessidade de poupar dinheiro, pensem nos festivais de verão, naquela viagem incrível que querem fazer, nas semanas académicas, naquele mega jantar com os amigos, nas prendas de natal ou até uma emergência de qualquer tipo. Dinheiro bem poupado faz com todos esses momentos sejam mais fáceis e mais felizes.

26
Jan18

Como lido com a ansiedade dos exames/frequências... e da vida!

Pipa

Sendo este o 5º ano em que estou a estudar no Ensino Superior, deveria considerar-me uma super entendida em lidar com ansiedade e frustração. A verdade é que nem sempre sei lidar com estes sentimentos. Ser estudante provoca em nós uma pressão muito grande que nem sempre é fácil de contornar, seja porque os pais querem boas notas, porque os colegas já fizeram a cadeira e nós não, porque a motivação para estudar não vem ou porque somos perfeccionistas natos. Às vezes sentimos que ninguém nos compreendo, que toda a gente menospreza os estudantes, que não vamos ser capazes, que os professores têm prazer em chumbar-nos (alguns têm, sejamos honestos!). Às vezes sentimo-nos mal connosco mesmos porque não conseguimos estudar tanto quanto devíamos ou porque sabiamos mais do que aquilo que fizemos nas frequências. Estudamos imenso, chegamos ao momento de avaliação e de repente nada daquilo nos parece familiar, temos uma má nota ou chumbamos, só nos apetece enfiar-nos na cama o dia todo a chorar. Admitam aqui à Pipa que já todos vocês se sentiram assim em algum momento. Não é possível passar por esta cena que é ser estudante e não nos sentirmos péssimos algures durante o caminho. 

 

"Mas afinal, na prática, como raio lidas com esses sentimentos? É só isso que nós queremos saber!"

 

Eu deixo-me sentir os sentimentos. Há quem os esconda, que finja que eles não existem, mas eu tento ao máximo não fazer isso. Eu deixo que eles venham, permito-me senti-los. Não estou a dizer que desato a chorar ou a desabafar com alguém, isso não acontece. Quando me sinto mais  com a vida, tento perceber o que é que o meu corpo e a minha mente precisam. Às vezes só precisam de uma pausa, uma simples pausa. Então eu pauso a minha vida. 

 

Vou-vos deixar aqui algumas sugestões do que podem fazer para se sentirem melhor quando se sentem em baixo:

  • Comam algo que vos dê prazer, um hamburguer, chocolate, fruta, qualquer coisa; dizem os sábios que, quando se dá ao corpo um alimento que ele gosta, o cérebro fica mais feliz.
  • Vejam uma série ou um filme que gostem.
  • Leiam um livro, ajuda muito.
  • Desliguem a internet do telemóvel; estar online é muito giro mas muito desgastante também.
  • Joguem um jogo que gostem; pessoalmente, Sims ou CS GO são os meus preferidos para lidar com estes momentos.
  • Pratiquem algum desporto, nem que seja ir dar uma volta a pé ou irem passear o vosso cão.
  • Meditem durante 5 minutos.
  • Convidem um amigo para ir beber um café ou um chá, algo que vos acalme e agrade.

 

Melhor do que lidar com o sentimento quando ele vem, é prevenir o sentimento. É mais fácil sentirmo-nos bem connosco próprios (enquanto estudantes) quando temos controlo sobre as coisas. Tentem manter controlo sobre as coisas, estudando atempadamente, tendo uma agenda com tudo escrito, fazendo alguns planos, marcarem horas para dormir, para estudar ou até para irem beber café com um amigo. Tenham controlo na vossa própria vida e as coisas serão muito mais fáceis.

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D