Como comecei a procurar emprego (+ Sites de ofertas de emprego)
Quando comecei a procurar emprego honestamente não fazia ideia o que raio estava a fazer. A questão é precisamente essa: ninguém sabe o que está a fazer! Então comecei pelo início.
Comecei por fazer o meu currículo. Encontrei um site que ajuda a fazer o currículo de forma completa e simples (vou deixar o link aqui), usando o formato do Europass, que é o mais adequado. Também deixei o meu currículo em algumas páginas onde as empresas costumam colocar ofertas de emprego, como é o caso da Net-Empregos ou Empregos.pt. Basta registarem-se no site, totalmente gratuíto, e colocarem lá um currículo baseado no formato deles, super simples.
O meu passo seguinte foi, para mim, o mais complicado. Eu escrevi uma carta de apresentação para quando enviasse um email com o meu currículo. Fiz muita pesquisa, li muitos exemplos, demorei algum tempo e aperfeiçoei a minha carta várias vezes para ficar ao meu gosto.
O formato mais básico de qualquer carta de apresentação é:
"Exmo(a). Senhor(a),
O meu nome é X e conclui recentemente a licenciatura de X na instituição X. Vi o seu anúncio para o cargo de X no sítio X e pretendo candidatar-me, uma vez que X, X e X.
Em anexo envio o meu curriculum vitae.
Com os meus cumprimentos,
X"
Devem acrescentar, se acharem necessário, a vossa idade, média final de curso, as vossas características mais fortes, planos de formação para o futuro, qualquer coisa que achem que vos vai beneficiar em relação aos outros candidatos.
Com tudo isto concluído, segui para a parte (chata) de procurar efetivamente emprego. Além de jornais locais e da plataforma de bolsa de emprego da instituição onde estudei (procurem se a vossa tem uma, é muito útil), usei vários sites de pesquisa de emprego. Colocava sempre o meu distrito, a minha área de formação, se queria part ou full time, estágio ou emprego e outras informações relevantes. Vou deixar aqui a lista de sites que usei.
- SAPO Emprego
- SONAE
- Emprego XL
- Alerta Emprego
- Career Jet
- Expresso Emprego
- Portal Emprego
- Bolsa de Emprego Público
Sempre que encontrava uma oferta válida para mim, enviava um email com a minha carta de apresentação e o meu currículo. Digamos que 99% dos emails que enviei não tiveram resposta, por isso não fiquem desanimados ou desiludidos logo nos primeiros. Tentem também passar pelo Centro de Emprego da vossa zona e inscrevam-se, eles não ajudam absolutamente nada a encontrar emprego mas pode ser útil eventualmente, não perdem nada.
Ainda comecei outro passo que acabei por não fazer porque entretanto consegui arranjar um estágio e a minha procura parou. Eu peguei num papel, abri o Google e procurei empresas na minha zona de residência. Comecei pelas grandes, as conhecidas, as que normalmente se envolvem em projetos, que são faladas. Depois fui à indústria dos moldes (muito grande aqui em Leiria), à indústria automóvel, empresas de contabilidade, seguradoras, bancos, entre outras. Fiz uma lista de todas essas empresas, imprimi um monte de currículos, comprei um molho de envelopes e o objetivo era dirigir-me as essas empresas e deixar o meu currículo em mão. Entregar em mão é sempre uma mais valia, as empresas valorizam muito isso e não se corre o risco de nem sequer se lido.
Agora, vamos lá, boas procuras e nunca nunca desistam!