Como é estudar em Pós-Laboral 1ª experiência
Este ano (2017/2018) fiz a escolha de começar a estudar em Pós-Laboral, para conseguir tirar a minha segunda licenciatura e trabalhar ao mesmo tempo. Para quem não sabe, as aulas que são em Pós-Laboral começam às 18h e vão até às 00h (depois do horário laboral de qualquer empresa).
Depois de estudar 4 anos em Diurno, a transferência parecia-me muito assustadora. Surgiram-me muitas dúvidas durante o processo de escolha: como é que vou estudar quando toda a gente está em casa, como vou sair de casa quando está frio no inverno, como é que vou lidar com o sono, como é que vou ter cabeça para ter uma aula às 21h ou 22h. Mas fui à aventura e siga para as aulas durante a noite! Este (primeiro) semestre foi a minha primeira experiência, apenas com 3 cadeiras e sem estar a trabalhar ainda. Tinha três aulas às 18h e uma aula às 22, ao longo da semana.
Confesso que é outro mundo, é completamente diferente. Estamos a falar em aulas praticamente só com adultos, trabalhadores, pais e mães de família. Estamos a falar em edifícios em silêncio absoluto, porque não há nem metade do movimento que há durante o dia. Estamos em falar de um ambiente dentro de aula muito mais aconchegante, em que os professores têm possibilidade de nos conhecer, de falar connosco, de nos ajudar individualmente. Claro que todos os meus medos acabaram por acontecer; claro que custa sair de casa quando está um frio desgraçado e a nossa casa está quentinha e está toda a gente embrulhada numa manta à frente da lareira, claro que custa ir para as aulas quando os nossos amigos estão a ir para um jantar ao qual tu não podes ir, claro que nem sempre a cabeça está a 100%. Compensa. Compensa totalmente. Confesso que, se soubesse o que sei hoje, já tinha ido para Pós-Laboral há muito tempo, ainda em Gestão.
Agora, a questão é: quão mais difícil vai ser quando tiver que trabalhar um dia inteiro antes de ir para as aulas? Isso é uma questão que apenas vai ser respondida daqui a umas semanas, quando efetivamente começar a trabalhar.
Fica atento!