Como lido com a ansiedade dos exames/frequências... e da vida!
Sendo este o 5º ano em que estou a estudar no Ensino Superior, deveria considerar-me uma super entendida em lidar com ansiedade e frustração. A verdade é que nem sempre sei lidar com estes sentimentos. Ser estudante provoca em nós uma pressão muito grande que nem sempre é fácil de contornar, seja porque os pais querem boas notas, porque os colegas já fizeram a cadeira e nós não, porque a motivação para estudar não vem ou porque somos perfeccionistas natos. Às vezes sentimos que ninguém nos compreendo, que toda a gente menospreza os estudantes, que não vamos ser capazes, que os professores têm prazer em chumbar-nos (alguns têm, sejamos honestos!). Às vezes sentimo-nos mal connosco mesmos porque não conseguimos estudar tanto quanto devíamos ou porque sabiamos mais do que aquilo que fizemos nas frequências. Estudamos imenso, chegamos ao momento de avaliação e de repente nada daquilo nos parece familiar, temos uma má nota ou chumbamos, só nos apetece enfiar-nos na cama o dia todo a chorar. Admitam aqui à Pipa que já todos vocês se sentiram assim em algum momento. Não é possível passar por esta cena que é ser estudante e não nos sentirmos péssimos algures durante o caminho.
"Mas afinal, na prática, como raio lidas com esses sentimentos? É só isso que nós queremos saber!"
Eu deixo-me sentir os sentimentos. Há quem os esconda, que finja que eles não existem, mas eu tento ao máximo não fazer isso. Eu deixo que eles venham, permito-me senti-los. Não estou a dizer que desato a chorar ou a desabafar com alguém, isso não acontece. Quando me sinto mais com a vida, tento perceber o que é que o meu corpo e a minha mente precisam. Às vezes só precisam de uma pausa, uma simples pausa. Então eu pauso a minha vida.
Vou-vos deixar aqui algumas sugestões do que podem fazer para se sentirem melhor quando se sentem em baixo:
- Comam algo que vos dê prazer, um hamburguer, chocolate, fruta, qualquer coisa; dizem os sábios que, quando se dá ao corpo um alimento que ele gosta, o cérebro fica mais feliz.
- Vejam uma série ou um filme que gostem.
- Leiam um livro, ajuda muito.
- Desliguem a internet do telemóvel; estar online é muito giro mas muito desgastante também.
- Joguem um jogo que gostem; pessoalmente, Sims ou CS GO são os meus preferidos para lidar com estes momentos.
- Pratiquem algum desporto, nem que seja ir dar uma volta a pé ou irem passear o vosso cão.
- Meditem durante 5 minutos.
- Convidem um amigo para ir beber um café ou um chá, algo que vos acalme e agrade.
Melhor do que lidar com o sentimento quando ele vem, é prevenir o sentimento. É mais fácil sentirmo-nos bem connosco próprios (enquanto estudantes) quando temos controlo sobre as coisas. Tentem manter controlo sobre as coisas, estudando atempadamente, tendo uma agenda com tudo escrito, fazendo alguns planos, marcarem horas para dormir, para estudar ou até para irem beber café com um amigo. Tenham controlo na vossa própria vida e as coisas serão muito mais fáceis.