Estágios Profissionais do IEFP - O que são, como funcionam
O dia em que acaba a primeira fase de candidatura para estágios profissionais no IEFP de 2018 está a chegar, então resolvi vir-vos falar muito resumidamente do que é isto dos estágios do IEFP que eu tanto refiro no meu blog. Toda informação estará muito mais completa na página do IEFP reservada aos Estágios Profissionais.
É um estágio com a duração de 9 meses, que têm em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados, para os ajudar a voltar ao ativo. Tem uma data de regras, como o facto de não poder equivaler na ocupação de um posto de trabalho e coisas assim.
Para quem são os estágios?
São destinados essencialmente a a jovens entre os 18 e os 30 anos, desempregados, inscritos no centro de emprego, com qualificação entre o nível 3 e o nível 8 do Quadro Nacional de Qualificações. No entanto, há mais gente que se pode candidatar, como pessoas com deficiência, pessoas que integrem uma família monoparenta, vítimas de violência doméstica, toxicodepentes em recuperação e toda um panóplia de pessoas do género.
Quanto se ganha?
Todos os estágios têm uma bolsa que depende do nível de qualificação. Um candidato com licenciatura a estagiar na sua área de formação, estará no nível 6. Consequentemente, irá receber 1,65*IAS, sendo o IAS um Indexante dos Apoios Sociais, fixado em 428,90€ (valor de 2018). Ou seja, um licenciado irá ganhar do IEFP 707,69€, iliquidos, mensais. As entidades que recebem o estagiário também recebem ajudas de custos mensais, posso fazer um pequeno post sobre o assunto mais tarde. As empresas também ganham um prémio caso seja celebrado um contrato de emprego sem termo com o estagiário, no prazo máximo de 20 dias úteis após a data de conclusão do estágio.
Como me posso inscrever?
Muito muito simples... Peguem em vocês, vão até ao centro de emprego da vossa cidade, levem um bom livro porque pode demorar um pouco e inscrevam-se no centro de emprego. Simples simples simples. Uma das perguntas que vos fazem é se aceitam estágios profissionais ou não, vocês dizem que sim, e esperam que vos chamem. Após isto, procurem empresas que estejam a aceitar estagiários, mandem os vossos currículos e vão à entrevista. É mais fácil ser aceite num estágio se for a própria empresa a indicar-vos como potenciais candidatos. O trabalho do IEFP é fazer a ligação entre a empresa e o candidato, mas isso nem sempre funciona, por isso procurem vocês mesmos as vossas empresas.
Quais são os períodos de candidatura para 2018?
As empresas têm que entregar os pedidos de aprovação para estágio dentro de determinados prazos. Este ano, a 1ª fase já está a acabar no dia 1 de março.
1.º período - 1 de fevereiro a 1 de março de 2018
2.º período - 1 de maio a 1 de junho de 2018
3.º período – 1 de julho a 31 de julho de 2018
4.º período – 1 de outubro a 2 de novembro de 2018
Vocês, candidatos, tentem procurar empresas algures nestas alturas, são as mais propícias de se arranjar estágio.
Não estou a ver o que mais vos posso acrescentar sobre este processo de arranjar estágio, ainda estou a aprender também, estou literalmente no meio do processo. É um processo ingrato e desesperante, confesso. Não se pode confiar no IEFP, eles gozam um bocado com a nossa cara, não querem saber das pessoas para nada, brincam com a nossa vida e isso é triste. O estágio é algo bom, porque estão a receber um bocado mais do que o ordenado mínimo e a empresa não está a ter muitos encargos convosco, é provável que até lá fiquem no final. Mas é um processo muito difícil do ponto de vista do estagiário. Há quem tenha sorte e há quem não tenha.