Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Now what?

Now what?

29
Jan18

Menstruação emocional é uma coisa real

Pipa

Quantas vezes nós, mulheres, ouvimos as frases "Deve estar com o período" ou "Mulher de tpm parece o diabo" ou semelhantes? Um milhão de vezes, certo? Cada vez que nos chateamos ou irritamos, cada vez que nos salta a tampa, mesmo que tenhamos toda a razão, a culpa acaba sempre a ser do período. Isso tem uma razão de ser, como é óbvio, tem um fundamento, o que não deixa de ser um bocadinho irritante às vezes.

 

A menstruação é algo fisicamente e emocionalmente esgotante

 

Todos os meses, durante a maior parte da sua vida, o corpo da mulher sofre transformações cíclicas. Não estamos a falar de algo que acontece quando o rei faz anos, isto acontece mensalmente. A menstruação é mais do que sangue a sair da nossa vagina durante uns dias. Temos uma descarga brutal de hormonas nos dias que antecedem a menstruação, para não falar das dores, nas cólicas, no inchaço, no cansaço, na má disposição geral. Isto é algo que, por si só, deixa uma pessoa mal humorada. Ninguém gosta de se sentir mal, ninguém gosta de ter dores ou estar agoniada ou não se sentir confortável de maneira nenhuma. Principalmente quando sabemos que 1 mês depois vamos sentir tudo outra vez. Só esse facto devia ser motivo suficiente para as pessoas se calarem com as piadas sobre o período. 

 

Por outro lado temos a parte emocional. Tudo se resume às hormonas no fim de contas, mas é algo que, no momento, a mulher não tem consciência. Nos 2-3 dias que antecedem a menstruação, bem como nos primeiros 3 dias dela, existe uma menstrução emocional. Nós, mulheres, sentimo-nos um caco. Pelo menos a maioria sente. Sentimo-nos verdadeiramente tristes, realmente em baixo, absolutamente tudo nos chateia. Não, não é pieguice, não é fraqueza, não é ser florzinha. Acontece, é real, nós sentimos essa tristeza mesmo, nós temos mesmo vontade de sentar no meio do chão e gritar, é verdadeiro. Mais tarde conseguimos entender que é das hormonas e que se calhar exageramos um bocadinho (mas só mesmo um bocadinho!), mas no momento não somos capazes de fazer esse raciocínio. Há especialistas que descrevem esse momento como uma depressão passageira, que acontece apenas durante o TPM e um início da menstruação, só para terem uma noção do quão reais são os sintomas. Há quem tome, inclusivé, antidepressivos e calmantes para essa altura do mês.

 

Tudo isto varia de mulher para mulher ou até de mês para mês. Não somos todas iguais e muitos factores influenciam a forma como a menstruação nos "ataca". Quem toma a pílula, ou qualquer outro contracetivo hormonal, sente muito mais a parte emocional e menos a parte física, devido ao acréscimo ridículo de hormonas que existe na toma dos mesmos. Quem está fisicamente debilitado, com alguma doença, cansaço ou uma simples constipação, sente muito mais os sintomas físicos. Há quem não tenha qualquer tipo de sintoma sem ser o sangue. Há quem tenha dores insuportáveis e tenha que ir ao hospital. Há quem não tenha qualquer dor mas emocionalmente se vá abaixo. Há muitas muitas maneiras diferentes do corpo reagir à menstruação. Vamos aqui ser honestos, o corpo da mulher sofre alterações incríveis, sofre mudanças bruscas, a todo o momento. A menstruação mensalmente é a melhor exemplo dessas mudanças profundas de que falo, mas elas acontecem a todo o momento: na adolescência, na gravidez, no parto, no pós-parto, na menopausa,entre outros. 

 

Homens! Tentem compreender as mulheres o máximo que conseguirem, acompanhem o ciclo das vossas parceiras e entendam quais são as piores alturas, tentem ajudá-las, não sejam maus e insensíveis.

Mulheres! Não sejam cruéis com outras mulheres, nós temos que ser unidas porque todas sofremos mais ou menos o mesmo. No entanto, não sejam cruéis para os homens também, é-lhes muito difícil compreender profundamente o que acontece no nosso corpo.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D