OCC - O início, o plano
Então o meu plano a nível académico-profissional a curto/médio prazo é entrar na OCC, que mais não é do que a Ordem dos Contabilistas Certificados (antiga OTOC). Não sei se consigo, não sei se vou ser capaz, uma vez que é um exame extremamente difícil, mas eu sou uma rapariga que gosta de um bom desafio e que se sente motivada pelo que é difícil e exige luta.
Para entrar na OCC há todo um conjunto de passos, o processo não é fácil principalmente para alguém, como eu, que não tem licenciatura em Contabilidade. A primeira coisa que fiz foi pegar no meu certificado de conclusão de curso, com todas as unidades curriculares discriminadas, e enviá-lo para a Ordem; isto faz-se para se saber se a nossa licenciatura é, ou não, aprovada. No meu caso não foi, pelo que recebi uma lista de cadeiras que vou ter que fazer para completar a minha formação académica, de modo a estar totalmente preparada para fazer o exame. Tenho que fazer 8 cadeiras do curso de Contabilidade e Finanças, que acabei por decidir fazer a licenciatura toda (ver A minha segunda licenciatura), e, só no fim irei candidatar-me ao exame. Na licenciatura completa está incluída a cadeira de Simulação Empresarial, que é uma monstrusidade de cadeira, o que me permite a dispensa de estágio da Ordem e ida imediata para exame.
Isto é um processo que está muito no início, ainda só conclui 2 das 8 cadeiras, ainda preciso de mais um ano e meio sensivelmente até poder candidatar-me, por isso vou tentar atualizar o blog o máximo que conseguir sobre todo este caminho.